Header Ads



Com 158 de história, Festa do Divino Espírito Santo arrasta multidões em Planaltina



A Festa do Divino Espírito Santo foi um verdadeiro exemplo de devoção e preservação das raízes culturais de Planaltina. Foram 10 dias (10 a 20 de maio) movimentando as 13 Paróquias e Capelas, mais de 100 residências (noveneiros) e fazendas da região, com uma programação intensa que resguarda 158 de história. O vermelho e branco tomou conta da cidade, principalmente no sábado de Pentecostes (19), o ponto alto dos festejos quando acontece a unificação da cidade com o meio rural, as chamadas “Folia de Rua” e “Folia de Roça”. Só neste dia, 15 mil pessoas e 200 cavaleiros compareceram em frente à Igreja Matriz, segundo levantamento da Polícia Militar.

Participaram do Encontro das Bandeiras as paróquias Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, Santa Luzia, Santa Rita de Cássia, São Sebastião e São Vicente de Paula, além das capelas Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, Santa Teresinha, Santo Agostinho e São Leonardo Murialdo. A tradição é mantida de geração para geração, em uma parceria entre a Igreja Católica e a comunidade que, numa manifestação de solidariedade conta com o apoio de voluntários e doações.

Além do caráter religioso, a festa movimenta o turismo e a economia solidária da região. A Festa do Divino Espírito Santo é a segundo maior evento religioso planaltinense, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha. Fiéis, moradores e turistas acompanham as atrações que incluem missas, novenas, cavalgadas, procissões, cantorias e ladainhas, além de dois grandes shows com os ícones da música gospel Davidson Silva e Celina Borges, esta última responsável pelo encerramento das comemorações.

Considerada patrimônio cultural imaterial do DF, pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013, a Festa do Divino Espírito Santo tem realização da Associação de Carreiros de Planaltina-DF e Entorno, uma associação privada, sem fins lucrativos que trabalha na produção de espetáculos do meio rural, e ainda apoio do Governo de Brasília, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo.







BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com
Foto: Divulgação
Tecnologia do Blogger.