Header Ads

Black Friday deve movimentar milhões no DF; veja dicas para não cair em fraudes




Estamos na época das promoções e compras de fim de ano. E uma data que sempre chama atenção é a Black Friday, o dia em que as lojas promovem descontos expressivos em alguns dos seus produtos. Acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, sendo este ano, no dia 24/11. O Brasília Pop fez uma lista com dicas para você, consumidor, não cair em fraudes.

A cada ano mais lojas brasileiras vão aderindo a essa tradição americana, difundindo ainda mais essa data. Algumas das quais aproveitam para fazer promoções durante todo o mês de novembro. Este ano, a expectativa é que a data movimente R$ 76 milhões no DF.


Para aqueles que adoram descontos em restaurantes, há uma plataforma de ofertas chamada Economizze. É um catálogo de promoções dos restaurantes em Brasília, inclusive daqueles que aderiram à Black Friday.



Uma outra dica para tornar sua experiência de compra na Black Friday melhor é se cadastrar nos e-commerce nos quais se pretende realizar alguma compra antes da data chegar. Isso te dará praticidade, uma vez que todos eles exigem um cadastro antes da compra. Dessa forma, você só precisará fazer o login, escolher o produto e efetuar a compra.


Outra boa oportunidade de economizar é ficar atento à Cyber Monday, outra data instituída pelo varejo norte-americano para comprar eletrônicos com descontos consideráveis em vendas online. Ocorre sempre na segunda-feira posterior à Black Friday e neste ano será dia 27/11. Verifique as lojas cadastradas aqui.


Aproveite essa data para economizar e já começar a comprar os presentes do final do ano. Boa Black Friday!

Veja dicas para não cair em golpes

No Brasil, a Black Friday ficou conhecida popularmente como Black Fraude por conta das falsas promoções divulgadas por algumas empresas.


Por esse motivo, o consumidor brasileiro está ficando cada vez mais alerta em relação aos descontos oferecidos nessa data e pesquisando mais, consequentemente, as reclamações estão diminuindo.

As reclamações variam entre: fretes com preço elevado, atraso na entregas de produtos, produtos danificados, produtos que divergem dos anunciados, maquiagem de preços, dificuldade de fazer a compra nos sites das empresas, falta de estoque dos produtos anunciados e sumiço dos produtos dos carrinhos virtuais

Em virtude disso, separamos algumas dicas para evitar as fraudes da Black Friday:

  • Pesquise preços com antecedência;
  • Faça comparações entre diferentes lojas;
  • Procure conhecer a reputação da loja: ela tem fama de enganadora? Tem muitas queixas no ReclameAqui, por exemplo?;
  • Analise o frete antes de efetuar a compra;
  • Não compre por impulso;
  • Denuncie as lojas que promovem a fraude em sites como ReclameAqui e Procon;
  • Fique alerta quanto à política de troca da empresa;
  • Desconfie dos valores muito abaixo do mercado.


MAÍSA COIMBRA/BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com
Foto: Divulgação
Tecnologia do Blogger.