Selecionar menu

Anúncio

Slider

Variedades

Veja nossa série especial

Performance


Cute

My Place

DONA CISLENE

Anúncio


Videos

» » » » » Livro infantil de Paulo Almeida alerta para o excesso do uso do computador pelas crianças
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Ao entrar de férias, Arthur não encontra nenhum amigo para brincar. Mas quando ele ganha um computador de presente, descobre que todos seus colegas estão, cada um em suas casas, conectados ao mundo virtual. Será que ele vai convencer os seus amigos a sair da internet e curtir as melhores férias de todos os tempos? Esta é história de Arthur no Maravilhoso Mundo Real, uma aventura que o escritor Paulo Almeida lança no dia 22 de outubro, às 16h, no shopping Pátio Brasil, em Brasília. 

Para marcar esse momento, a Cia de teatro Néia e Nando vai interpretar a obra. Além disso, haverá brincadeiras com a Brinq Baby e sessão de autógrafos com o autor.

Recomendado para crianças a partir de cinco anos, o livro alerta, de maneira simples e divertida, para uma importante realidade: o exagero do uso da tecnologia, que está deixando os pequeninos cada vez mais dependentes do mundo virtual. Para se ter uma ideia, segundo estudo feito pela empresa de cibersegurança AVG com mães e pais conectados de nove países, 97% das crianças brasileiras, com idade entre seis e nove anos, já usaram a internet e 27% dessas crianças ficam conectadas entre cinco e dez horas diárias. 

E apesar dessas novas tecnologias proporcionarem muitos benefícios, como fonte de pesquisa, leitura e entretenimento, crianças e adolescentes que passam tempo prolongado no computador podem apresentar sinais de deficiência de sono, hábitos sedentários, queda no rendimento escolar, desmotivação de convívio social, entre outros. 

“O computador e a internet são ferramentas mágicas que atraem todos, principalmente as crianças. É claro que elas devem ter contato com a tecnologia, isso já faz parte do cotidiano de todos nós e facilita muito a vida. No entanto, é preciso responsabilidade e acompanhamento dos pais. Não há problema em ficar um tempinho no computador mas, se limitar a isso, é preocupante. Brincar e interagir com os amigos desde a infância é experimentar uma relação de crescimento e criatividade”, ressalta Paulo.

Para a pedagoga Cristina Cavalcanti, professora do colégio Le Petit Galois, discutir o tema é importante para pais e filhos. "Para muitas crianças de hoje, pequenas coisas, como estar sentado à mesa na hora do almoço, virou um grande desafio porque este tempo está sendo disputado com o uso do tablet, smartphones e outros aparelhos. E como os pais devem agir para que seus filhos não deixem de aproveitar a infância de maneira plena? Com exemplo e diálogo. O livro é infantil, mas a mensagem é para toda família”, afirmou a professora.

Arthur no Maravilhoso Mundo Real tem apoio cultural do Shopping Pátio Brasil, Le Petit Galois, Pousada Casa das Flores e Tríplice Comunicação.

Arthur no Maravilhoso Mundo Real
Data: 22 de outubro.
Horário: às 16h.
Local: Pátio Brasil Shopping – piso 3.
Evento gratuito e aberto ao público.

Sobre o autor
Contador de história desde os dez anos de idade, quando já frequentava workshop na Universidade Federal de Goiás (UFG), Paulo Almeida é jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Leitura e Produção de Texto pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Nos Estados Unidos, recebeu homenagem por trabalho social com leitura infantil em Atlanta, Geórgia. Autor do livro acadêmico Narrativas da Identidade Brasileira: jornalismo e redes sociais, desta vez ele entra no universo infantil com Arthur no Maravilhoso Mundo Real, destacando os cuidados com o uso do computador pelas crianças.


BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com
Foto: Divulgação

Sobre Elijonas Maia

Elijonas Maia, 23 anos, é fundador e diretor-geral do Brasília Pop. Começou na internet em 2008, escrevendo para sites especializados na área de TV. Colaborou com o extinto TV Audiência e foi colunista semanal. Escreveu para a revista E-teen até criar o blog Pecevejo, de Variedades, ultrapassando 1 milhão de visitas em menos de um ano. Foi eleito pelo canal pago Multishow uma das 500 pessoas mais influentes do Twitter. Fora do mundo virtual, o jornalista já trabalhou no Jornal Satélite, Revista Freedom, Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Correio Brazilliense, TV Record Brasília e atualmente é repórter do Diário do Poder.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Anúncio