Header Ads



Alunos do Galois enceram espetáculo com obras do PAS

Várias horas de estudo, um conteúdo imenso, o difícil momento de escolher a profissão... Entrar em uma universidade pesa muito nos ombros de vários alunos do Ensino Médio. Para ajudar a extravasar a tensão, mas sem perder o foco no pedagógico, o colégio Galois montou PASsageiro, o Musical, que reúne obras selecionadas pelo Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), subprogramas 2014, 2015 e 2016.  

Ao todo, 50 estudantes da instituição transformaram-se em atores, cantores e dançarinos deste drama, idealizado pela professora de música Liège Pinheiro e de autoria de Camilla Yoshico Shimabuko Osiro, professora de Literatura. O espetáculo desvenda questões existenciais sem deixar de abordar temas atuais e significativos - sustentabilidade, preconceito, relacionamentos e política -, e provoca uma reflexão sobre a situação do mundo em que vivemos.

O espetáculo foi dividido em três atos. No primeiro são utilizados escritores como Machado de Assis, Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga, Sófocles. O personagem Nicolau faz referência a Nicolau Maquiavel, mais especificamente à sua consagrada obra "O Príncipe". Peri foi transportado de "O Guarani", de José de Alencar, e Lia é uma homenagem à figura homônima de obra "As Meninas", de Lygia Fagundes Telles. A obra da autora, embora não seja cobrada como parte das leituras requeridas pelo PAS, é muito pertinente ao conteúdo do Ensino Médio, especialmente por se tratar da autora indicada ao Prêmio Nobel de Literatura do ano de 2016. Bem como as músicas "Oh Fortuna", da ópera Carmina Burana de Carl Off, "Aquela Mulher", de Chico Buarque, "Eleanor Rigby", dos Beatles, "3ª do Plural", dos Engenheiros do Hawaii; "Bachianas Brasileiras" nº4 - Ária, de Heitor Villa-Lobos e a abertura da ópera "O Guarani", de Carlos Gomes.

Serviço
PASsageiro, o Musical estará em cartaz dia 03/09/16, às 19h, no Teatro Unip, na 913 Sul. Entre os convidados para essa apresentação estarão os alunos da Escola Pública de Sobradinho 2, que terão a oportunidade de compreender que o conteúdo do PAS visto em sala pode se mostrar em situações bastante distintas e que seu aprendizado é muito vasto. Gostou da ideia? Você também poderá assistir o musical gratuito. 

O Colégio Galois colocou 50 lugares disponíveis à comunidade. Para garantir seu convite gratuito, entre em contato com o Galois pelo telefone (61) 3252-2000 e retire seu ingresso limitado na recepção do colégio até o dia 1º de setembro. 

PASSAGEIRO, O MUSICAL
Data: 03/09/16
Horário: 19h
Local: Teatro Unip, na 913 Sul
Ingressos gratuitos e limitados pelo telefone (61) 3252-2000 – Colégio Galois

BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com
Foto: Divulgação

Tecnologia do Blogger.