Header Ads

Comer Barato em Brasília? Economizze

Sétima arte é destaque na XII Semana da Europa

Nove cidades brasileiras recebem mostra de filmes europeus durante as comemorações da Semana da Europa 2016, no tradicional Festival de Cinema Europeu. O lançamento do festival, com curadoria de Daniela Marinho, acontecerá no dia 12 de maio, às 20h, no Cine Brasília, com a projeção do filme holandês “Só o melhor para o nosso filho”, com musica e food trucks, antes e depois da exibição.


O Festival de Cinema Europeu é promovido para comemorar o Dia da Europa, celebrado em 9 de maio. Esta data é festejada desde 1950, quando foi proferida a Declaração de Schuman, que propôs uma nova forma de cooperação política no continente europeu, então devastado pela II Guerra Mundial.  

Neste ano, o tema do Festival de Cinema Europeu é Convivências, trazendo a discussão sobre os desafios em superar as diferenças nas buscas por uma interação e um viver junto, nem sempre fácil, mas cada vez mais necessário. “Apesar de um mesmo tema, as características de cada exibição poderão despertar diferentes visões nos espectadores”, destaca Daniela.


A 12ª edição da mostra será composta por 17 filmes, em nove capitais; Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Rio de janeiro, São Paulo e Vitória, ao longo dos meses de maio e julho. O público poderá assistir desde um capítulo da história de Portugal, onde o filme Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus –, revisita a extraordinária história do herói nacional que salvou mais de 30.000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial. A seleção também apresenta o cotidiano, com “Uma separação”, de Karin Ekberg, documentário sueco tragicômico que explora os últimos atos de um longo casamento e o polonês “A minha bicicleta”, que retrata a oportunidade de reconciliação entre as gerações.

Os 17 países estão representados nesta seleção, dentro das atividades planejadas pela Delegação da União Europeia e EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais Oficiais e Embaixadas dos Países da União Europeia), em comemoração ao dia 9 de maio.

Sobre o evento - Semana da Europa é celebrada desde 2005, para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

A realização é da Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e do Instituto Goethe, Cultura Inglesa, Instituto Cervantes, Aliança Francesa e Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. Parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), TAP, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, Brasil 21 Gastronomia, Restaurante Dalí Camões, Clube Naval de Brasília, Centro Cultural do Teatro Guaíra e Fundação Cultural de Curitiba.

Serviço:
Festival de Cinema Europeu

Abertura do festival: 12 de maio
Horário: 20h (Brasília)
Local: Cine Brasília
Endereço: EQS 106/107 sul
Entrada franca, mediante a retirada de convite em locais indicados.


BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com 
Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.