Selecionar menu

Anúncio

Slider

Variedades

Veja nossa série especial

Performance


Cute

My Place

DONA CISLENE

Anúncio


Videos

» » » Onze capitais recebem a XII Semana da Europa
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga


A Semana da Europa chega a sua 12ª edição com uma ampla programação cultural distribuída em onze capitais brasileiras: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Rio de janeiro, São Paulo e Vitória. De abril a julho, o público poderá conferir desde mostras de cinema, passando por atividades desportivas, o tradicional Bazar Europeu, concertos e eventos acadêmicos cujo objetivo é fortalecer a identidade dos países membros da União Europeia, além de marcar o Dia da Europa, celebrado em 9 de maio. A realização é da Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da EU.
  
Em 2016, o tema “Convivências” traz a discussão sobre o desafio de superar as diferenças na busca por uma interação e um viver juntos, nem sempre fácil, mas cada vez mais necessário. 

Com o intuito de apresentar a cultura europeia e permitir uma maior interação com o Brasil, foram desenvolvidas ações nas principais capitais brasileiras que se estenderão por dois meses. Além disso, ao longo desses 12 anos, a Semana da Europa vem se consolidando como exemplo de parceria entre países e instituições em prol de uma cultura de cooperação plural e multifacetada.

O evento, que começou em 2004 com apenas três instituições – Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum Brasília – hoje é organizado por 20 países representados por 24 instituições (mais a Delegação da União Europeia), em Brasília, e outras 10 cidades brasileiras. 

Amplo espectro cultural – A XII Semana da Europa teve como primeiro evento a exposição Hiperfoto-Brasília, de Jean-François Rauzier, inaugurada no dia 20 de abril no Museu Nacional Nacional da República (Brasília). A mostra apresenta um trabalho autoral do fotógrafo francês e reúne 30 imagens, além de um site produzido especialmente para a exposição de Brasília. A técnica desenvolvida desde 2002 tem grande influência cubista, com o mosaico, o surrealismo, o barroco, além da escultura bidimensional.

Os eventos são realizados de forma simultânea nas diferentes cidades até 1º de julho. A apresentação musical de destaque é o Concerto Clássico Europeu, em Brasília, com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e artistas europeus convidados, no dia 10 de maio. Este ano, sobem ao palco do Teatro Pedro Calmon o maestro Cesário Costa (Portugal), o violoncelista Romain Garioud (França) e o violinista Horia Vacarescu (Romênia).

Antes, no dia 6 de maio, haverá outro importante encontro musical com o público, no Teatro Poupex. A Sinfonia Solidária, um concerto do grupo Strauss Capelle (Áustria), reverterá toda a renda das bilheterias dos shows que realizar durante a XII Semana da Europa para instituições de combate ao câncer. O espetáculo será realizado em Brasília, Belém, Curitiba e Manaus.

Por meio de parcerias com diversas instituições de ensino em várias capitais brasileiras, uma parte da programação foi reservada à academia. A Universidade Católica de Brasília, por exemplo, promoverá, nos dias 9 e 10 de maio, palestras com a participação de embaixadores europeus e dos diretores da Aliança Francesa, Cultura Inglesa, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Goethe-Zentrum Brasília e Instituto Cervantes, durante a XIV Semana de Relações Internacionais. Haverá ainda entrega da premiação do 6º Concurso de Monografias da União Europeia. O tema deste ano será “Novos atores. Perspectivas e agendas das relações internacionais contemporâneas”.

A data de 11 de maio será marcada pela presença de dois grandes nomes da Filosofia e Literatura italiana e portuguesa, respectivamente. Sergio Givone irá discutir o tema da doença endêmica, tema do seu livro “Metafisica da Peste: culpa e destino”. No mesmo dia, o Departamento de Letras da UnB, na Cátedra Agostinho da Silva, receberá o premiado escritor português Nuno Camareiro para um bate-papo e lançamento de seu último livro “Se eu fosse chão”. O autor também estará no auditório Camões, situado na Embaixada de Portugal.

O clássico Festival de Cinema Europeu, com curadoria de Daniela Marinho, contemplará nove das onze cidades participantes: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Vitória.  Brasília será a primeira cidade a receber a mostra cinematográfica, a partir de 12 de maio, com exibição do filme holandês “Só o melhor para o nosso filho” na cerimônia de abertura. Neste dia, haverá música e food trucks, antes e depois da projeção.

Como de costume, o Bazar Europeu é um evento dedicado a toda família. Durante o dia 14 de maio, o público brasiliense poderá conhecer um pouco mais da culinária e cultura dos países envolvidos, com apresentações musicais, de dança, oficina criativa, contação de histórias, quiz sobre os países e muitos brindes, além da transmissão ao vivo do popular festival de música europeia, o Eurovision Song Contest, que este ano será realizado na Suécia.

No dia seguinte (15), a XII Corrida da União Europeia terá largada no Eixão Sul, em frente ao Banco Central, com trajeto de cinco ou dez quilômetros. Ao final do evento será realizado sorteio, entre todos os participantes que concluírem o percurso, de quatro passagens aéreas para qualquer destino da Europa que seja operado pela companhia aérea TAP.  Este ano, entretanto, a ação será marcada pela coleta de tênis que serão doados à Associação Comunidade Sustentável, instituição sem fins lucrativos responsável por promover ações voltadas para a sustentabilidade e desenvolvimento sociocultural direcionadas à comunidade.

E para encerrar com chave de ouro as atividades na capital da República, o renomado trio de jazz belga, composto por Nathan Daems (Tenor saxofone), Bart Vervaeck (Guitarra) e Lieven Van Pee (Baixo) sobe ao palco do Clube do Choro, no dia 23 de maio.

Sobre o evento - Semana da Europa é celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França.

Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

EMBAIXADAS
Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.  

INSTITUTOS CULTURAIS
Aliança Francesa, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Cultura Inglesa, Goethe-Zentrum Brasília (atual presidente de EUNIC Brasil) e Instituto Cervantes.


BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com
Foto: Divulgação

Sobre Elijonas Maia

Elijonas Maia, 23 anos, é fundador e diretor-geral do Brasília Pop. Começou na internet em 2008, escrevendo para sites especializados na área de TV. Colaborou com o extinto TV Audiência e foi colunista semanal. Escreveu para a revista E-teen até criar o blog Pecevejo, de Variedades, ultrapassando 1 milhão de visitas em menos de um ano. Foi eleito pelo canal pago Multishow uma das 500 pessoas mais influentes do Twitter. Fora do mundo virtual, o jornalista já trabalhou no Jornal Satélite, Revista Freedom, Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Correio Brazilliense, TV Record Brasília e atualmente é repórter do Diário do Poder.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Anúncio