Header Ads

Comer Barato em Brasília? Economizze

Bar do Universal Diner abre ao público nesta quarta-feira, 25

Os amantes de drinques clássicos e clássicos modernos terão endereço certo a partir desta quarta-feira (25/5). Nesta data, o Universal Diner (210 Sul) inaugura o seu novo Bar, com a proposta de proporcionar aos apreciadores da coquetelaria uma imersão a cada gole. Para tanto, o pequeno e alegre ambiente, localizado logo na entrada do restaurante, ganhou personalidade própria, que inclui um outro conceito visual, de estilo, além de cardápios de drinques e aperitivos.
Comandado por Luciana Fabrino – reconhecida produtora de eventos gastronômicos em Brasília, como Deguste e Tempera – em parceria com o restaurante Universal, o Bar do Universal Diner tem consultoria do renomado Fabio La Pietra (head bartender do SubAstor, com matriz em São Paulo e recém-inaugurada filial no Rio de Janeiro), além de menu de aperitivos assinado pela chef Mara Alcamim.
O projeto de estilo do Bar, com referências nova-iorquinas da década de 1950, casa com o conceito do espaço, inspirado nos bares speakeasy da época da Lei Seca norte-americana, mas não restritivos e sim com experiências que podem surpreender, envoltas em charme e mistério. “Eventualmente, poderemos ter intervenções artísticas, flash mobs, DJs convidados de diferentes estilos, música ao vivo e o que mais a criatividade permitir”, adianta Luciana.
Drinques universais e modernos
Inicialmente, a carta de drinques contará com 21 cocktails, a R$ 31,00 cada. “A ideia é, a partir dos clássicos – porque não há inovação sem uma base forte –, chegar aos modern classics, os novos clássicos. Clássico não significa apenas o que todo mundo conhece há 10 anos. Há novas referências firmadas com consistência e técnica”, explica Fabio La Pietra.
Dessa forma, no Bar do Universal Diner, é possível apreciar desde drinques clássicos das décadas de 1920 a 1940, como Mai Tai (rum Appleton, limão, Grand Marnier, amêndoas brancas, bitter cítrico, aromático e refrescante); ou Blood and Sand – uma das poucas bebidas mistas clássicas que inclui Scotch – elaborada com JW Black Label, laranja, licor de amora, Vermouth tinto encorpado, aromático e levemente cítrico; até elaborações chamadas clássicas modernas, das últimas duas décadas, como o Gin Gin Mule (criado no Pegu Club, em Nova York, em 2004 – uma mistura de Gin Tanqueray, limão, hortelã e ginger beer, refrescante, aromático e simples de beber.
Outros que se encaixam nessa categoria são o Russian Spring Punch (vodka Ketel One, frutas vermelhas, licor de amora e espumante seco) e o Old Cuban (rum Appleton, limão, angostura e espumante seco).
Fabio La Pietra – O jovem bartender italiano, de 26 anos, que atua na área desde os 14, está no Brasil desde 2013, à frente do SubAstor – um dos melhores bares de cocktails de São Paulo – e é conhecido pela valorização dos ingredientes nacionais. Antes de atuar em terras tropicais, Fabio estudou Catering e se especializou no serviço de bebidas na Itália, atuando em hotéis cinco estrelas de diferentes regiões do país. Em Londres, chegou a head bartender do Montgomery Place, um renomado cocktail bar na famosa Notting Hill. Em Brasília, o trabalho no Bar do Universal marca sua primeira experiência na capita federal.
Aperitivos para maiores de 18 anos
Para compor com o cardápio de drinques do Bar do Universal – que é a grande estrela do novo espaço –, a chef Mara Alcamim lançou um menu de aperitivos para harmonizar com os cocktails, composto por comidinhas elaboradas com bebidas mais aromáticas. “É um cardápio enxuto, mais leve, com produtos frescos, incluindo os possíveis orgânicos, e que será renovado constantemente”, promete a chef Mara Alcamim.
Para começar, as sugestões, a partir de R$ 29,00, são: pipoquinha Universal aromatizada com limão siciliano (couvert); tábua de queijos do Cerrado e da Canastra com geleias caseiras de frutas da estação; tábua de polenta e rabada desfiada; acarajé do Cerrado (pamonha frita orgânica com frango caipira desfiado e creme de milho, quiabo e creme
de pequi com tequila Jose Cuervo); pastel de bacalhau com redução de Porto; carpaccio de salmão com molho de Campari citrus e alcaparras; e camarão crocante com abóbora orgânica, brie e gim com açafrão  Zafron.
Ambiente e decoração
O Bar do Universal Diner conta com 50 lugares. O projeto – assinado pela arquiteta Fernanda Graneiro, do Studio Habita – seguiu a personalidade irreverente do restaurante, agregando referências nova-iorquinas da década de 1950. O teto dourado, por exemplo, remete aos restaurantes mais antigos da cidade.
Pensando na mistura de estilos e objetos do Universal, o novo espaço ganhou grandes sofás pink. Eles são capitonê, com o acabamento dos clássicos botões, e misturam o estilo retrô à cor forte e vibrante. A cara do Universal Diner.
Para dar um ar mais luxuoso, o mobiliário contrasta com lustres de cristal. Além disso, o mármore do balcão é retroiluminado, com luzes clássicas e indiretas. A principal é amarelada, pois é mais suave e confortável. A ideia é que as pessoas passem mais tempo no local e aproveitem a noite. Algumas luminárias nos balcões, por outro lado, trazem um tom azulado, para diversificar um pouco.
Serviço
Bar do Universal Diner – Inauguração em 25 de maio, no térreo do Universal Diner (CLS 210, Bloco C, Loja 18, Asa Sul, Brasília-DF); (61) 3443-2089. De segunda a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h à 0h. Sábado, das 12h às 16h e das 19h à 1h.


BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com
Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.