Selecionar menu

Anúncio

Slider

Variedades

Veja nossa série especial

Performance


Cute

My Place

DONA CISLENE

Anúncio


Videos

» » » » » » Brasília é a primeira cidade da América Latina a receber exposição de Kandinsky
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Improvisação No 11 | 1910 | Óleo sobre tela | Museu Estatal Russo | © Kandinsky, Wassily, / AUTVIS, Brasil, 2014
Brasília recebe, até 12 de janeiro de 2015, no Centro Cultural Banco do Brasil, a trajetória do precursor do abstracionismo Wassily Kandinsky. A exposição reúne mais de uma centena de obras e objetos de Kandinsky, seus contemporâneos e suas influências. Esse acervo diverso tem como base a coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, enriquecido com obras de mais sete museus da Rússia e coleções procedentes da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França. A entrada é franca.

“Kandinsky: tudo começa num ponto” percorrerá todos os CCBBs, com uma média de dois meses de duração em cada um deles. A abertura nacional foi realizada no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. Depois, em 27 de janeiro do ano que vem, a mostra acontece no Rio de Janeiro; em 18 de abril, em Belo Horizonte; e em 21 de julho, em São Paulo.

Amazona com leões azuis | 1918 | Óleo sobre vidro |
A exposição é única sob vários aspectos, pois apresenta uma sequência de quadros do pintor, pensador e escritor Kandinsky, e permite um mergulho nas profundezas das raízes do seu universo criativo, nas referências iniciais do artista, colocando lado a lado suas obras e as dos seus contemporâneos, além de peças que são joias da arte popular do norte da Sibéria e objetos de rituais xamânicos. Emerge daí um Kandinsky que poucos, no Ocidente, conhecem.

O tempo que as obras ficarão expostas no Brasil, quase um ano, também é algo inusitado. Normalmente os museus não costumam ceder suas preciosidades por períodos tão longos. Os organizadores estimam que essa exposição, nas quatro cidades, ultrapassará um milhão de visitantes.

Serviço
CCBB BRASÍLIA
de 11 de novembro de 2014 a 12 de janeiro de 2015
Setor de Clubes Sul, Trecho 2 (próximo à ponte JK) 
Edifício Tancredo Neves - (61) 3108-7600
Entrada franca.

CCBB RIO DE JANEIRO
de 27 de janeiro a 30 de março
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - (21) 3808-2020

CCBB SÃO PAULO
de 18 de abril a 29 de junho
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - (11) 3113-3651/3652

CCBB BELO HORIZONTE
de 21 de julho a 28 de setembro
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários- (31) 3431-9400
Funcionamento dos CCBB: de quarta a segunda, das 9h às 21h


BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com
Fotos: © Kandinsky, Wassily, / AUTVIS, Brasil, 2014

Sobre Elijonas Maia

Elijonas Maia, 23 anos, é fundador e diretor-geral do Brasília Pop. Começou na internet em 2008, escrevendo para sites especializados na área de TV. Colaborou com o extinto TV Audiência e foi colunista semanal. Escreveu para a revista E-teen até criar o blog Pecevejo, de Variedades, ultrapassando 1 milhão de visitas em menos de um ano. Foi eleito pelo canal pago Multishow uma das 500 pessoas mais influentes do Twitter. Fora do mundo virtual, o jornalista já trabalhou no Jornal Satélite, Revista Freedom, Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Correio Brazilliense, TV Record Brasília e atualmente é repórter do Diário do Poder.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Anúncio