Selecionar menu

Anúncio

Slider

Variedades

Veja nossa série especial

Performance


Cute

My Place

DONA CISLENE

Anúncio


Videos

» » » » Talentos da capital: Dhi Ribeiro, da passarela aos grandes palcos do samba
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga


Dhi Ribeiro é a representante do samba em Brasília. Isso é indiscutível. Carioca de Nilópolis, Edilza Rosa Ribeiro foi criada em Salvador, mas fincou os pés na capital federal. Nem todos sabem, mas a cantora começou a carreira como modelo, e somente tempos depois entrou para a música como backing vocal. Sua originalidade e seu talento não poderiam ficar de fora da série de reportagens “Talentos da capital”, do BRASÍLIA POP.

Seu primeiro álbum foi lançado em 2009, intitulado “Manual da mulher”, nome de uma das música do CD. Mas a canção “Para uso exclusivo da casa” foi a que alçou Dhi Ribeiro para o sucesso. Ela foi trilha sonora da novela Lado a lado, da TV Globo, como tema do casal Celinha (Isabela Garcia) e Guerra (Emílio de Mello).


Nos eventos de samba da cidade, seu nome é figurinha carimbada. No último fim de semana, ela se apresentou no Samba Brasília 2014, o maior festival do gênero no Brasil, que contou com apresentações de Thiaguinho, Péricles, Só pra contrariar, Belo, Sorriso Maroto, Mumuzinho e outros.

NÓS NEGRAS
Além da carreira solo, a cantora é uma das integrantes do grupo vocal feminino “Nós negras” desde 2007, cuja proposta é homenagear as grandes divas negras do samba brasileiro. Entre as homenageadas, Alcione, grande ícone de música para Dhi.

As vozes e os talentos de Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Mart´nália, entre outras, também são lembradas em tributo. Teresa Lopes, Renata Jambeiro, Cris Pereira, Kris Maciel e Kiki Oliveira completam o “Nós negras”.


INTERNACIONAL
Entre os vários fatos curiosos da carreira, em meados dos anos 2000, já casada e com uma filha, Dhi Ribeiro recebeu um convite para trabalhar em um circo na Itália, como cantora. Ela aceitou e passou três anos como intérprete em várias línguas. Segundo ela, foi uma experiência única e indescritível.

De volta ao Brasil, em 2007 ela foi convidada a interpretar a música "Maria da Penha", durante sessão solene na Câmara dos Deputados. O encontro foi destinado a comemorar o Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher”.

Confira a música "Para uso exclusivo da casa", de Dhi Ribeiro:


ELIJONAS MAIA / BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com
Fotos: Telmo Ximenes e Divulgação

Sobre Elijonas Maia

Elijonas Maia, 23 anos, é fundador e diretor-geral do Brasília Pop. Começou na internet em 2008, escrevendo para sites especializados na área de TV. Colaborou com o extinto TV Audiência e foi colunista semanal. Escreveu para a revista E-teen até criar o blog Pecevejo, de Variedades, ultrapassando 1 milhão de visitas em menos de um ano. Foi eleito pelo canal pago Multishow uma das 500 pessoas mais influentes do Twitter. Fora do mundo virtual, o jornalista já trabalhou no Jornal Satélite, Revista Freedom, Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Correio Brazilliense, TV Record Brasília e atualmente é repórter do Diário do Poder.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Anúncio