Selecionar menu

Anúncio

Slider

Variedades

Veja nossa série especial

Performance


Cute

My Place

DONA CISLENE

Anúncio


Videos

» » » » » Catálogo virtual e exposição reverenciam produção artística de Milan Dusek
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

A obra de Milan Dusek é um exemplo de maestria. Nela, estilo único, excelência técnica, economia formal e inquietação temática abrem caminho para a manifestação simples da beleza. Em seus 90 anos – mais de 70 deles dedicados à arte –, Milan jamais deixou de inquirir a matéria e de aperfeiçoar o olhar. 

Desenhou, pintou e esculpiu fartamente. Mas foi na disciplina da gravura que encontrou a máxima identificação. Para ele, o atrito do buril na chapa de cobre e a ação do ácido no metal são trabalhos alquímicos necessários para que, ao fim do processo, a arte deixe-se imprimir no papel e na alma.

Sacerdote de seu ofício, Milan é também discreto nos modos, a ponto de a maior parte de sua produção permanecer inédita ao público. Essa lacuna começa a ser sanada agora com o lançamento do catálogo virtual Milan Dusek – obra gravada, disponível na internet. O volume reúne 180 trabalhos realizados entre 1959 e 2001, além de ensaios críticos e depoimentos de artistas plásticos entusiastas do mestre. 

Para marcar esse momento de celebração, o Memorial Darcy Ribeiro – Beijódromo, na Universidade de Brasília, recebe entre 11 e 28 de março a exposição Milan Dusek – obra gravada, uma seleção concisa das várias fases do artista. A abertura será na segunda-feira, 10 de março, às 19h, com a presença de Milan e família para recepcionar os visitantes.

Acesse o catálogo clicando AQUI.

Sobre o projeto
O catálogo e a exposição Milan Dusek – obra gravada são frutos do projeto “Milan Dusek: 40 anos de Brasília – resgate da obra de um mestre”, realizado ao longo de 2013 com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Milan Dusek – obra gravada
Abertura da exposição e lançamento do catálogo virtual:
segunda-feira, 10 de março de 2014, às 19h.
Visitação: de 11 a 28 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Local: Memorial Darcy Ribeiro – Beijódromo, campus da Universidade de
Brasília (ao lado da reitoria). Acesso livre. Tel: 3107-0585. Classificação indicativa livre.


BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com
Foto: Divulgação

Sobre Elijonas Maia

Elijonas Maia, 23 anos, é fundador e diretor-geral do Brasília Pop. Começou na internet em 2008, escrevendo para sites especializados na área de TV. Colaborou com o extinto TV Audiência e foi colunista semanal. Escreveu para a revista E-teen até criar o blog Pecevejo, de Variedades, ultrapassando 1 milhão de visitas em menos de um ano. Foi eleito pelo canal pago Multishow uma das 500 pessoas mais influentes do Twitter. Fora do mundo virtual, o jornalista já trabalhou no Jornal Satélite, Revista Freedom, Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Correio Brazilliense, TV Record Brasília e atualmente é repórter do Diário do Poder.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Anúncio