Header Ads

Comer Barato em Brasília? Economizze

Startup Weekend: Maratona de empreendedorismo digital agita Brasília de 21 a 23 de fevereiro, no Sebrae


Um minuto para vender uma ideia. Um fim de semana para transformá-la em um produto com potencial para se tornar um negócio inovador. Para o desafio, duas ferramentas essenciais: criatividade e entusiasmo. Essa é a proposta do Startup Weekend, maior conjunto de eventos de empreendedorismo digital do mundo, que será realizado pela terceira vez em Brasília, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, na sede do Sebrae Nacional. 

Mais do que formar empresas, o encontro tem o objetivo de estimular o espírito do empreendedorismo digital nos participantes. Esta edição conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Instituto Sabin e da empresa de tecnologia ATP S.A..

Pode parecer incrível, mas grandes empresas de base tecnológica como Google, Facebook e Peixe Urbano começaram a partir de uma boa ideia e dedicação intensa para desenvolvê-la. Com esse espírito, o Startup Weekend oferece 54 horas de imersão, durante as quais os participantes terão a oportunidade de construir um modelo de negócios em diferentes aplicações – sejam elas web ou mobile – e avaliar a viabilidade desses negócios com os mentores presentes, todos com vasta experiência no mercado digital. Mais de 600 empresas já foram criadas a partir de ideias sugeridas em edições do evento, realizadas em mais de 500 cidades em todo o mundo.

De acordo  com o empreendedor e organizador do evento, Carlos Bergfeld, o objetivo é que os participantes experimentem  ferramentas  e  metodologias  do  mundo  das  startups, desenvolvam uma  mentalidade empreendedora e encontrem parceiros para executar novos projetos em conjunto. “No primeiro dia, será dada a chance para que os participantes apresentem, em um minuto, uma ideia inovadora. O público votará nas melhores, que serão executadas durante o evento”, destaca Carlos. Os melhores projetos receberão premiações oferecidas pelos apoiadores, incluindo oportunidades que facilitarão o desenvolvimento de seus negócios.

Dentre os mentores convidados, destaque para Felipe Matos, fundador do Startup Farm e COO do Start­Up Brasil  –  programa lançado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica. “A  Startup  Weekend é uma excelente iniciativa para despertar o espírito empreendedor e, principalmente, conectar  pessoas interessadas em desenvolver seus projetos”, analisa. Ainda segundo Matos, o Startup Weekend funciona como  um verdadeiro celeiro de empreendedores e projetos que mais tarde são atendidos por programas como o Start­Up Brasil.

Participantes de edições passadas destacam o poder de rede que o Startup Weekend tem. Para Leandro Freire, que participou das duas primeiras edições do evento e agora se juntou ao time organizador, o maior valor  de participar de um Startup Weekend é a rede de contatos. “Há dois anos eu era recém ­chegado a Brasília, trabalhava na área de gestão de projetos, tinha uma ideia de negócio e não sabia como tirá-­la do papel. No Startup Weekend conheci pessoas que vieram a se tornar meus sócios e nunca mais saí do universo das startups”.

Serviço
Startup Weekend Brasília
Local: Sebrae ­Sede Nacional, Conjunto A ­SGAS 605 ­Asa Sul, Brasília-DF
Data: 21 a 23 de fevereiro de 2014
Programação e inscrições: http://brasilia.startupweekend.org


BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com
Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.