Header Ads



Literatura maldita em debate no Instituto de Letras da UnB


No dia 27 de novembro, estreou na Caixa Cultural a exposição Na obscuridade aberta, com ilustrações do argentino Santiago Caruso inspiradas no universo literário da escritora “maldita” Alejandra Pizarnik (1936-1972), em especial, no livro A Condessa Sangrenta (1971), sobre Elizabeth Báthory, nobre húngara acusada de vampirismo em busca da juventude eterna.

Curiosos ou interessados pela cultuada autora argentina terão a oportunidade, nesta semana, de conhecer um pouco mais sobre seu trabalho. A obra de Pizarnik será um dos temas debatidos em evento que ocupará o auditório do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (ICC Sul) nesta quinta-feira, 5 de dezembro. A partir das 19h, será realizado no local o painel Escritores Malditos, com a participação de especialistas no assunto. 

Para falar sobre Pizarnik estará presente sua biógrafa, a poetisa, crítica literária e professora argentina Cristina Piña. Compõem a mesa com a convidada a professora Adriana Araújo, especialista na obra da poetisa carioca Ana Cristina César (1952-1983) e o doutor em literatura Luiz Reis, cujas pesquisas envolvem escritores “malditos” brasileiros como Samuel Rawet (1929-1984), Roberto Piva (1937-2010) e Lourenço Mutarelli. 

O debate é voltado para todos os interessados (especialistas ou não, alunos da UnB ou não) em literatura maldita, marginal, beat, surrealista, enfim, pela escrita que foge do convencional e conquista o leitor pela personalidade distinta e fascinante. 

O painel Escritores Malditos é uma realização da Embaixada Argentina em parceria com a Universidade de Brasília. 

Escritores Malditos
Quinta-feira, 5 de dezembro, às 19h, no auditório do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (ICC Sul). Painel literário com a participação de Cristina Piña, Adriana Araújo e Luiz Reis. Acesso livre. Não recomendado para menores de 18 anos. 

Na obscuridade aberta
Visitação de 28 de novembro a 12 de janeiro de 2014, de terça a domingo, das 9h às 21h, nas galerias Piccola 1 e 2 da Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4). Entrada franca. Classificação indicativa: 18 anos. Informações: 3206-9448 e 3206-9449.


BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com
Foto: Embaixada da Argentina
Tecnologia do Blogger.