Selecionar menu

Anúncio

Slider

Variedades

Veja nossa série especial

Performance


Cute

My Place

DONA CISLENE

Anúncio


Videos

» » » » Professora da UnB lança livro nesta quarta-feira no Café do Chef
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Na obra, Nancy Alessio Magalhães faz um estudo da terra como patrimônio histórico e cultural a partir de memórias de camponeses-migrantes


Nesta quarta-feira (9/10), a pesquisadora e professora na Universidade de Brasília (UnB) Nancy Alessio Magalhães lança o livro Marcas da Terra, Marcas na Terra, pela Editora UnB, a partir das 19h, na Café do Chef Cafeteria, na 108 Norte. A obra é um estudo da terra como patrimônio histórico e cultural. A partir da memória de camponeses-migrantes que foram para a Amazônia na década de 1970 – motivados, principalmente, pela abertura de estradas –, Nancy interroga as relações entre raízes e desenraizamento, entre partir como experiência de liberdade, e entre o êxodo como nomadismo e perda do sentido da partida, quando a questão das políticas agrícolas sucessivas dos governos impõe errância sobre a terra.

E propõe a seguinte questão: “Até que ponto camponeses-migrantes não são desenraizados? Até que ponto migram na busca e na luta por um enraizamento, por direitos, pela terra como ponto de retorno, de referências culturais básicas?” Ao ingressar no coração da história, este livro permite refletir sobre a contingência do futuro e, ao mesmo tempo, sobre a liberdade de ação de todos, que não deixa de ser a de cada um de nós. “A grande mensagem é que a terra é um patrimônio da humanidade inteira, porque por meio dela se alimentam seres humanos e seus descendentes”, resume Nancy.

Com base na história oral, o livro traz um álbum com 61 fotografias interpretadas pela pesquisadora. As imagens são de autoria de Nancy, de outros pesquisadores e também do fotógrafo Pedro Lobo. Elas serão exibidas, por meio de Datashow, durante o lançamento da obra na Café do Chef Cafeteria, nesta quarta-feira. O título custa R$ 55,00, mas quem comprá-lo na noite de autógrafos ganhará 15% de desconto.

A autora
Nancy Alessio Magalhães é pesquisadora e professora na Universidade de Brasília desde 1991. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia e Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: terra e relações campo e cidade; memória, poder e identidade; patrimônio histórico-cultural; história oral; imagem, narrativa e linguagens áudio-visuais; políticas públicas; História Contemporânea. Vem publicando artigos e livros, assim como realiza documentários historiográficos em vídeo e exposições fotográficas.

Graduada em Ciências Sociais-Bacharelado e Licenciatura-pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966), ela tem mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/ IUPERJ (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996).

Nancy também foi professora na Universidade Federal Fluminense de 1971 a 1979. De 1982 a 1990, atuou como pesquisadora na extinta Fundação próMemória (hoje IPHAN).

Serviço
Lançamento do livro Marcas da Terra, Marcas na Terra
Nesta quarta-feira (9/10), a partir das 19h, na Café do Chef Cafeteria (CLN 108, Bloco A, Loja 20). De Nancy Alessio Magalhães, pela editora EDU (UnB),
467 páginas. Preço sugerido: R$ 55. Na noite de autógrafo, a obra sai com 15% de desconto.


BRASÍLIA POP
brasiliapop@brasiliapop.com
Foto: Divulgação

Sobre Elijonas Maia

Elijonas Maia, 23 anos, é fundador e diretor-geral do Brasília Pop. Começou na internet em 2008, escrevendo para sites especializados na área de TV. Colaborou com o extinto TV Audiência e foi colunista semanal. Escreveu para a revista E-teen até criar o blog Pecevejo, de Variedades, ultrapassando 1 milhão de visitas em menos de um ano. Foi eleito pelo canal pago Multishow uma das 500 pessoas mais influentes do Twitter. Fora do mundo virtual, o jornalista já trabalhou no Jornal Satélite, Revista Freedom, Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Correio Brazilliense, TV Record Brasília e atualmente é repórter do Diário do Poder.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Anúncio