Selecionar menu

Anúncio

Slider

Variedades

Veja nossa série especial

Performance


Cute

My Place

DONA CISLENE

Anúncio


Videos

» » » » » Pão de Açúcar convida para palestra com a barrista Eliana Relvas
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga


O Pão de Açúcar recebe nesta quarta-feira (24) a barista e consultora de cafés Eliana Relvas. A cafeóloga dará uma palestra sobre a bebida mais apreciada no Brasil, às 19h, na loja do Sudoeste. Eliana abordará os diversos tipos de café e as melhores formar de apreciá-lo. Nos últimos 10 anos, houve uma mudança muito importante no mercado, com um crescimento qualitativo de marcas e um aumento na demanda por produtos mais complexos e em conhecer as melhores técnicas de preparo, por isso a importância do profissional especializado na degustação e escolha do café, para melhor compra-lo e harmonizá-lo. E hoje o cafezinho vai muito além do pretinho básico de cada dia: apreciado em todo o mundo, ganhou novos adeptos e variações: expresso, latte, cappuccino, frios, coquetéis. 

Para se ter uma ideia do quanto o brasileiro ama café, só no ano passado, a ABIC registrou um consumo de 20,33 milhões de sacas, isto representa um acréscimo de 3,09% em relação ao período anterior. Esse resultado mostra que o país ampliou seu consumo interno em 610 mil sacas. Já o consumo per capita foi de 6,23 kg de café em grão cru ou 4,98 kg de café torrado, quase 83 litros para cada brasileiro por ano, registrando uma evolução de 2,10% em relação ao período anterior. Este é, até hoje, o  maior consumo já registrado no Brasil, um verdadeiro recorde. Continua sendo também, maior que os da Itália, da França e dos EUA.

Para este ano, a ABIC projeta um crescimento entre 2,5% e 3,0% em volume, o que elevaria o consumo interno anual para 20,9 milhões de sacas. Os brasileiros estão consumindo mais xícaras de café por dia e diversificando as formas da bebida durante o dia. Destaca-se a tendência de procura por formas de preparação em monodoses, isto é, cafés preparados para uma única xícara, como os expressos, os cafés em sachês, as cápsulas e os serviços de preparação em coadores e filtros, para passar uma única xícara feita na hora de café filtrado. Esta é uma tendência importada dos EUA, e que se dissemina rapidamente nas casas de café. O crescimento do uso de máquinas de café domésticas também é um fator importante para se observar no consumo no lar. Afinal, são mais de 850.000 máquinas domésticas para café expresso já existentes.


Palestra Eliana Relvas
Local: Pão de Açúcar Sudoeste
Hora: 19h
Acesso Livre

Sobre Joanna Alves

Elijonas Maia, 23 anos, é fundador e diretor-geral do Brasília Pop. Começou na internet em 2008, escrevendo para sites especializados na área de TV. Colaborou com o extinto TV Audiência e foi colunista semanal. Escreveu para a revista E-teen até criar o blog Pecevejo, de Variedades, ultrapassando 1 milhão de visitas em menos de um ano. Foi eleito pelo canal pago Multishow uma das 500 pessoas mais influentes do Twitter. Fora do mundo virtual, o jornalista já trabalhou no Jornal Satélite, Revista Freedom, Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Correio Brazilliense, TV Record Brasília e atualmente é repórter do Diário do Poder.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Anúncio