Header Ads



Confira a programação do Aniversário de Brasília

Haverá palcos musicais na Esplanada dos Ministérios, Parque da Cidade e Torre de TV. Entre as atrações musicais, Maria Gadú e Lenine



O 53º aniversário de Brasília, comemorado no dia 21 de abril, promete ter uma extensa programação cultural e esportiva. O tema deste ano, “Capital, Ibero Americana da Juventude 2013”, apesar de voltado para a juventude, promete atrair público de todas as idades. Entre os destaques da festa, está a inauguração do Estádio Nacional de Brasília, Mané Garrincha.

A Secult-DF (Secretaria de Cultura do Distrito Federal) informa que além de apresentações musicais, haverá poesia, exposição, balonismo, circo, conferência, mérito cidadão candango e a inauguração do Estádio Nacional de Brasília. 

Serão montados palcos na Esplanada dos Ministérios, Parque da Cidade e Torre de TV, além da programação esportiva e cultural que ocorrerá em várias regiões administrativas do DF. 

Na Esplanada serão montados o palco Rádio Cultura, Juventude e Infantil. Na Torre de TV a programação musical é destinada ao Gospel e o Parque da Cidade recebe apresentações de música erudita/instrumental. 

Segundo a Secretaria de Cultura, no Museu da República será instalada a Praça Ibero-Americana, um espaço dedicado a cultura urbana dos jovens que tem como embaixador o rapper GOG. O espaço contará com apresentações de circo, lançamentos literários, encontros de b.boys e b.girls, batalha de MC’s, festival Anime Rock, Jam no Museu e grafitagem em tempo real. Além de eventos esportivos de skate, basquete de rua, BMX, Le Parkour, Slickline, brinquedos infláveis, bungee jump, muro de escalada e tirolesa. 

Para o secretário de cultura, Hamilton Pereira, a ocasião é um momento ímpar na cidade. Ele explica que o que é oferecido aos brasilienses vai além do 21 de abril. 

— Estamos trabalhando com uma programação que reunirá diferentes linguagens culturais. Sempre registramos que a cultura local é a cultura do Brasil. Uma cidade que tem 50 anos não teve tempo de desenhar seu próprio perfil cultural. Então nós temos que adotar uma atitude de abertura para mostrar aquilo que nós produzimos da cidade e o que vem do país e de outras culturas do mundo. 

O secretário informou que a partir do dia 15 de abril os brasilienses já podem desfrutar de comemorações, como a “Semana da Poesia na Rodoviária”. 

— O espaço mais popular da cidade vai receber artistas de Brasília e farão apresentações de poesia. Este ano, é comemorado o centenário de Vinicius de Moraes. Não podíamos esquecer-nos disso nas nossas programações. 

O governo disponibilizou R$ 345 mil para a contratação artística. Foram recebidas 214 inscrições e contemplados 31 artistas. Para a seleção, a SeCult-DF instituiu uma Comissão de Análise das inscrições composta por sete técnicos da Secretaria. 

Na opinião do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, a cada ano deve-se comemorar o aniversário. 

— Brasília, este ano, foi escolhida a capital Ibero-Americana da Juventude e isso tem grande importância porque a capital foi escolhida pelas políticas de juventude, pelas perspectivas do que está sendo feito aqui para os jovens. 

Durante o mês de abril, o GDF lançará uma série de medidas voltadas para políticas de juventude, entre elas o “Jovem Candango” que permitirá a qualificação dos jovens e a inserção no mercado de trabalho, por meio da inclusão deles, no contra turno da escola, nos órgãos do governo do DF. 

Além das festividades que serão oferecidas pelo governo, os brasilienses poderão também participar da 7ª Maratona Brasília de Revezamento. Pessoas interessadas por corrida de rua têm até o dia 15 de abril para se inscrever no evento, realizado tradicionalmente para dar início oficialmente às comemorações de aniversário da capital do País. 

A maratona, considerada uma das maiores do Brasil, é conhecida por oferecer a maior premiação de corrida de rua da América Latina. Além dos troféus, as equipes vencedoras poderão voltar para casa com prêmios valiosos como carros e motos. Atualmente mais de 4 mil atletas, vindos de todas as partes do país, treinam em ruas, academias e parques para completar a competição em Brasília.

Em 2013 a prova poderá ser disputada por equipes masculinas, femininas e mistas, compostas por 2, 4 ou 8 participantes, e por portadores de necessidades especiais (andantes e cadeirantes), nas categorias adaptadas. A largada está marcada para as 8h do dia 21 de Abril, na Esplanada dos Ministérios. Além de correr e comemorar os 53 anos da cidade, os participantes ganharão um jantar de massas, incluso no Kit Atleta.

Confira a programação completa clicando AQUI

R7
Tecnologia do Blogger.