Selecionar menu

Anúncio

Slider

Variedades

Veja nossa série especial

Performance


Cute

My Place

DONA CISLENE

Anúncio


Videos

» » » » FestFlor Brasil une beleza e negócios
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
This is the last post.


Em sua terceira edição, a FestFlor Brasil — Feira Nacional de Flores, Decoração e Plantas Ornamentais — se consolida como um evento de porte nacional. Realizada na ExpoBrasília, no Parque da Cidade, a feira contou com mais de 200 estandes de exposição e comercialização. Foram quatro dias de muita beleza, negócios fechados e milhares de visitantes que puderam ver de perto o que a produção local tem de melhor.

Dentre as novidades deste ano, se destacaram o Congresso de Paisagismo FestFlor Brasil, mostras de paisagismo e arte floral. Cursos, palestras e oficinas sobre diversos temas abrilhantaram o evento trazendo informação e conhecimento para os visitantes. O pavilhão do produtor rural, com estandes de vendas coordenados pela Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do DF (Multiflor), foi um dos destaques da feira. A FestFlor movimentou aproximadamente R$ 300 mil apenas entre os produtores — o dobro do que foi comercializado no ano passado.

De acordo com o coordenador do Programa de Floricultura da Emater-DF, Cleison Duval — um dos organizadores do evento —, os integrantes da cadeia produtiva (produtores, floristas, paisagistas, decoradores) entenderam a seriedade da feira. “Temos uma produção local significativa e que pode crescer ainda mais. E a FestFlor mostra isso ao público, o que está de acordo com a missão da Emater-DF, de desenvolver a floricultura do DF”, aponta.

Recorde de vendas 
A FestFlor Brasil foi um marco para os produtores do DF. Em apenas três dias de evento, a cooperativa Multiflor, que reúne mais de 50 produores, já tinha batido o recorde de vendas do último ano (R$ 27 mil). A feira é só um impulso para o que vem pela frente. A troca de experiências entre os produtores auxiliará na produção e o mercado se abre cada vez mais com o estabelecimento de contatos.

O casal Rosimeire Moraes dos Reis e Joel Alves de Faria conta que duas floriculturas e dois decoracores vão adquirir seus produtos. “Agora eles estão vendo que não precisam comprar de São Paulo. Vamos planejar nossa produção para atender aos pedidos e investir mais na compra de mudas e bulbos”, diz Rosimeire. Ela e o marido fazem parte da Multiflor há quatro anos, mas apenas há um ano começaram a produzir flores. Joel explica que com a ajuda da Emater, estudaram quais plantas são mais demandadas pelo mercado local e fizeram um planejamento para iniciar a atividade com segurança. “Estamos aos poucos substituindo o plantio de hortaliças pelo de flores. Tínhamos medo de não ter mercado. Mas agora vimos que com menos espaço e menos trabalho pesado podemos produzir flores. Fica até mais fácil de conseguir mulheres para ajudar”, conta Joel.

Os cachepôs e bolsas feitas com fibra de bananeira, confeccionados pela Multifibras, também fizeram sucesso. Foram mais de 250 unidades encomendadas por uma floricultura de Campinas-SP.

Parcerias 
A FestFlor Brasil contou com o apoio da Novacap, Embrapa, Ministério da Agricultura, Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Ministério da Integração Nacional, Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Academia Brasileira de Artistas Florais (Abaf), Escola de Paisagismo de Brasília, Sociedade Brasília de Paisagismo, Sindicato dos Floricultores, Fruticultores e Horticultores do Distrito Federal (Sindifhort-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do DF (Fape-DF), Central Flores, Sindigeneros-DF e Fecomércio-DF.

BRASÍLIA POP / Rinaldo Costa
brasiliapop@brasiliapop.com

Sobre Elijonas Maia

Elijonas Maia, 23 anos, é fundador e diretor-geral do Brasília Pop. Começou na internet em 2008, escrevendo para sites especializados na área de TV. Colaborou com o extinto TV Audiência e foi colunista semanal. Escreveu para a revista E-teen até criar o blog Pecevejo, de Variedades, ultrapassando 1 milhão de visitas em menos de um ano. Foi eleito pelo canal pago Multishow uma das 500 pessoas mais influentes do Twitter. Fora do mundo virtual, o jornalista já trabalhou no Jornal Satélite, Revista Freedom, Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Correio Brazilliense, TV Record Brasília e atualmente é repórter do Diário do Poder.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
This is the last post.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Anúncio